Greta Edições

A Greta Edições é uma pequena editora independente que tem como prioridade a publicação de textos feministas, para a construção de um mundo mais igualitário, consciente e justo.

 

Missão

Temos como missão dar visibilidade aos movimentos e lutas feministas a partir da produção de livros, contribuindo para o conhecimento de várias vozes que foram marginalizadas e silenciadas. Neste sentido, procuramos garantir a acessibilidade de informação a partir da publicação como, também, a partir da tradução de outras vozes de mulheres e pessoas não-binárias feministas que não são conhecidas em Portugal.


Visão Editorial

A Greta Edições pretende, inicialmente, publicar de um a dois livros por ano. Procuraremos ter uma variedade de géneros, como: não-ficção ativista, literatura traduzida, memórias, livros infantis, distopia feminista, justiça ambiental e histórias de imigração. Poesia não é nossa prioridade.

 

Coleção Fresta:
uma coleção de feminismos

A Coleção Fresta, da Greta Edições, surge com a necessidade de abrir um espaço através da publicação de textos produzidos por pessoas não-binárias e mulheres que são ativistas e importantes para o feminismo, para lutar contra o silenciamento imposto pela nossa sociedade. Busca-se, assim, a visualização de feminismos de uma forma interseccional, de luta contra a marginalização de grupos ou comunidades, seja por causa da cor da pele, do género ou orientação sexual. 

A cada número, uma organizadora é convidada para falar e reunir textos a partir de um saber também localizado, pois são falantes da Língua Portuguesa que possuem histórias próprias e pautas específicas do local onde vivem, mas que, em conjunto, constituem a pluralidade  inerente às pautas feministas no mundo. Foi escolhido, em nosso primeiro número, falar sobre a luta do feminismo lésbico, tão pouco tratado e marginalizado em Portugal. A escolha de Alexa Santos para a organização dos textos foi essencial para a constituição desse livro, tão rico em história do ativismo lésbico em Portugal, com suas publicações e organizações ao longo do tempo, como também no que se refere à diversidade de propostas e autorias. Este primeiro número foi publicado a partir de um crowdfunding direcionado à comunidade portuguesa.

Volume 1.
Onde é que elas andam?
Seleção de textos escritos por mulheres e pessoas lésbicas

MULHERES E PESSOAS NÃO-BINÁRIAS QUE ESCREVEM
Alice Azevedo, Rafa Jacinto, Leslie Feinberg e Raquel Afonso

Imagens de revistas lésbicas de Portugal:
Organa, Lilás e Zona Livre

ORGANIZAÇÃO DO LIVRO
Alexa Santos

ORGANIZAÇÃO “COLEÇÃO FRESTA”
Lorena Travassos

CONCEPÇÃO GRÁFICA E PAGINAÇÃO
Joana e Mariana (joanaemariana.pt)

ILUSTRAÇÃO
Jaqueline Arashida

EDIÇÃO
Nelma Viana | Lorena Travassos

1ª EDIÇÃO
Lisboa, junho de 2025

ISBN 978-989-35698-0-1