Cinema e Povo - Representações da Cultura Popular no Cinema Português

€ 25,30

Catarina Alves Costa

Nos anos 1960 e 1970, os realizadores percorreram Portugal em busca da autenticidade de um país rural, à laia de «camponeses do cinema», como dizia António Reis. Este livro trata o cinema documentário e ficcional de vocação etnográfica na sua ligação com a representação da cultura popular de matriz rural e a identidade nacional. Pretende tornar visível este cinema quer na história da etnologia portuguesa, quer na história do cinema português. A obra releva a questão da fixação por este cinema dos conceitos de ruralidade, pastoralismo, tradição, raízes e autenticidade, partindo desta filmografia enquanto produtora de um discurso de objectificação da cultura popular portuguesa e de uma ideia do país, ou da memória do país, cuja homogeneidade vai questionar. O livro trata os usos da imagem a partir de várias modalidades identificadas: o arquivo etnográfico, o documentário etnográfico, a imaginação ou poética de inspiração etnográfica e, finalmente, o cinema revolucionário e o discurso ideológico. Comum a todos eles é o facto de redundarem num cinema que se imagina próximo do povo que é filmado por razões que oscilam entre a produção e recolha de informação científica e as motivações românticas ou políticas.

Quantidade:
Adicionar ao carrinho

Catarina Alves Costa

Nos anos 1960 e 1970, os realizadores percorreram Portugal em busca da autenticidade de um país rural, à laia de «camponeses do cinema», como dizia António Reis. Este livro trata o cinema documentário e ficcional de vocação etnográfica na sua ligação com a representação da cultura popular de matriz rural e a identidade nacional. Pretende tornar visível este cinema quer na história da etnologia portuguesa, quer na história do cinema português. A obra releva a questão da fixação por este cinema dos conceitos de ruralidade, pastoralismo, tradição, raízes e autenticidade, partindo desta filmografia enquanto produtora de um discurso de objectificação da cultura popular portuguesa e de uma ideia do país, ou da memória do país, cuja homogeneidade vai questionar. O livro trata os usos da imagem a partir de várias modalidades identificadas: o arquivo etnográfico, o documentário etnográfico, a imaginação ou poética de inspiração etnográfica e, finalmente, o cinema revolucionário e o discurso ideológico. Comum a todos eles é o facto de redundarem num cinema que se imagina próximo do povo que é filmado por razões que oscilam entre a produção e recolha de informação científica e as motivações românticas ou políticas.

Catarina Alves Costa

Nos anos 1960 e 1970, os realizadores percorreram Portugal em busca da autenticidade de um país rural, à laia de «camponeses do cinema», como dizia António Reis. Este livro trata o cinema documentário e ficcional de vocação etnográfica na sua ligação com a representação da cultura popular de matriz rural e a identidade nacional. Pretende tornar visível este cinema quer na história da etnologia portuguesa, quer na história do cinema português. A obra releva a questão da fixação por este cinema dos conceitos de ruralidade, pastoralismo, tradição, raízes e autenticidade, partindo desta filmografia enquanto produtora de um discurso de objectificação da cultura popular portuguesa e de uma ideia do país, ou da memória do país, cuja homogeneidade vai questionar. O livro trata os usos da imagem a partir de várias modalidades identificadas: o arquivo etnográfico, o documentário etnográfico, a imaginação ou poética de inspiração etnográfica e, finalmente, o cinema revolucionário e o discurso ideológico. Comum a todos eles é o facto de redundarem num cinema que se imagina próximo do povo que é filmado por razões que oscilam entre a produção e recolha de informação científica e as motivações românticas ou políticas.

Meus desacontecimentos
€ 14,95
Além da pele: repensar, refazer e reivindicar o corpo no capitalismo contemporâneo
€ 25,00
Tisanas
€ 22,20
ON FREEDOM
€ 16,50
Sold Out
BFFs: The Radical Potential of Female Friendship
€ 11,00
Sold Out